Dicas de estudo

As Melhores Maneiras de se Preparar para os Exames Finais

A Semana final pode ser um momento estressante para todos os alunos – eu sei que é para mim. Então, saber como se preparar adequadamente para as provas finais é a chave para evitar o estresse e para cada um de seus exames. Claro, todos os alunos adorariam relaxar recebendo massagens ou assistindo a séries (eu com certeza faria!).

Mas todos sabemos que isso não é possível. Precisa haver uma maneira uniforme de avaliar nosso desempenho como alunos e isso tem que acontecer em algum momento (daí, “exames finais”). Então, de que outra forma podemos diminuir o estresse e saber que estamos no caminho certo para nos destacar em cada curso? Bem, aqui estão alguns métodos comprovados que vão ter você focado e melhor preparado para os exames finais.

1. Diga NÃO ao Acumulo

jovem estudando

Estude em intervalos! Estudar em intervalos de 20-50 minutos e dar a si mesmo 5-15 minutos no meio é mais benéfico do que amontoar hora e horas de estudo de uma só vez. Distribuir o aprendizado ao longo do tempo normalmente beneficia a retenção de longo prazo mais do que um curto período.

2. Diga SIM ao Cardio

jovem correndo

A ciência diz que apenas 20 minutos de cardio pode melhorar sua memória. Quer esteja a dançar, a correr ou a suar ao caminhar, o exercício irá aumentar o seu nível de energia e reduzir os efeitos do stress. Muito importante!

Além disso é extremamente benéfico a sua saudê!

3. Coma Superalimentos/Antioxidantes

Todo mundo sabe que você deve tomar café da manhã no dia de um grande teste. A pesquisa sugere que os alimentos ricos em carboidratos, ricos em fibras e de digestão lenta, como aveia, são melhores (a aveia é mais gratificante do que o cereal).

Mas o que você come com uma semana de antecedência também importa. Quando 16 estudantes universitários foram testados em atenção e velocidade de pensamento, em seguida, alimentaram uma dieta de cinco dias de alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos pesada em carne, ovos, queijo e creme e testado novamente, seu desempenho diminuiu.

Os alunos que comeram uma dieta equilibrada que incluía frutas e legumes, no entanto, mantêm-se estável, diz Cameron Holloway, pesquisador clínico sênior da Universidade de Oxford. Quando você estuda, seu cérebro consome glicose, então faça uma pausa de cinco minutos a cada hora para deixar seu corpo produzir mais combustível para seu estudo. Comer um lanche saudável é muito benéfico e pode fazer uma diferença significativa (amêndoas, frutas e iogurte são boas escolhas).

4. Pontos de estudo alternativos

estudando na biblioteca

Agite sua rotina final! Passar a noite toda na biblioteca pode ser muito cansativo. De acordo com o New York Times, simplesmente alternar a sala onde uma pessoa estuda melhora a retenção. Em um experimento, os psicólogos descobriram que estudantes universitários que estudaram uma lista de 40 palavras de vocabulário em duas salas diferentes, uma sem janelas e desordenadas, a outra moderna, com vista para um pátio, fizeram muito melhor em um teste do que estudantes que estudaram as palavras duas vezes, na mesma sala.

Por que? Supostamente, o cérebro faz associações sutis entre o que está estudando e as sensações de fundo que tem na hora. Tente alternar seus pontos de estudo entre a biblioteca, uma sala de estudo e uma cafeteria tranquila.

5. Gerenciamento de tempo

Estar com pouco tempo causa ansiedade, o que reduz sua capacidade de reter informações. Ao criar um plano de estudo equilibrado e um cronograma, você será capaz de estudar cada assunto na sua totalidade e, finalmente, aumentar o desempenho do seu teste.

6. Evite estudar a noite toda

note toda

Quase todos os estudantes universitários estudam uma noite toda, mas é uma má idéia. Baseado em um estudo de 2008 de Pamela Thacher, professora associada de Psicologia da Universidade de St. Lawrence, estudar todas as noites prejudicam o raciocínio e a memória por até quatro dias. Como resultado, você receberá notas mais baixas.

Mas isso não é tudo; você seria forçado a acordar mais cedo do que o esperado, e isso também é ruim. De acordo com Dan Taylor, diretor de um laboratório de pesquisa sobre sono e saúde na Universidade do Norte do Texas, isso interferirá com o movimento rápido dos olhos (REM), o que ajuda a memória.

Então, tenha uma boa noite de sono e espere um desempenho melhor nos testes.

Dica rápida: Revise o material mais resistente antes de ir para a cama na noite anterior ao teste. Isso torna mais fácil para lembrar o material mais tarde, acrescenta Taylor!

7. Minimizar distrações

distrações

Pesquisas mostram que, embora muitos adolescentes prefiram estudar enquanto ouvem música, enviando mensagens de texto para amigos ou assistindo televisão, eles são menos propensos a reter informações dessa maneira. Se você precisa ouvir música, mantenha a música instrumental e considere baixar essas ferramentas de estudo para mantê-lo focado!

8. MAXIMIZAR testes práticos

praticando testes

Você pode ter pensado que destacar, reler e somar seriam maneiras eficazes de estudar. Pensa outra vez! Um estudo de 2013, Melhorando a Aprendizagem dos Estudantes com Técnicas de Aprendizagem Eficaz, descobriu que essas técnicas não aumentam de forma consistente o desempenho dos alunos.

O teste prático através do uso de cartões de memória, ou a realização de exames práticos foi observado como uma técnica de estudo altamente eficaz.

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